1 de julho de 2014

Vá de cimento queimado!


Pulamos a segunda, sorry galera. :(

Mas estamos de volta!

E hoje vamos falar de acabamento e tem um que, particularmente, acho divino: o cimento queimado!

Como escrevi na chamada, versatilidade é o adjetivo que melhor o caracteriza. Ele pode revestir pisos, paredes, bancadas e por aí vai. O cimento queimado se encaixa em diversos tipos de projetos, indo do rústico ao mais sofisticado. Outra super vantagem é o custo, muitas vezes saindo mais em conta do que os outros tipos de acabamentos.

Mas vamos entender mais um pouquinho sobre esse material. Vou contar a história do cimento, o que é o cimento queimado, os cuidados que temos ter ao optar por esse acabamento, onde aplicar e claro, nossas tão esperadas referências!

História do cimento:

A palavra “cimento” serve para indicar qualquer substância utilizada para manter vários materiais juntos e vem sendo utilizado como aglomerante há milênios, ninguém sabe dizer ao certo quando é que ele foi inventado.

Existem evidências de que essa substância era usada pelos antigos macedônios, embora ela tenha sido popularizada mesmo durante o Império Romano, quando os romanos usavam esse material para construir incríveis estruturas.

Uma das formas mais antigas de cimento criadas por esse povo consistia em uma mistura de cinzas vulcânicas e cal.

Hoje em dia, entretanto, esse material normalmente apresenta duas formas: a hidráulica e a não hidráulica.

A primeira forma se refere a qualquer tipo de cimento que precisa da adição de água para dar início à reação química que endurece a mistura e também a torna resistente à água. Esse é o tipo mais usado atualmente, já que é incrivelmente multifuncional.

Quem fez história com o uso do concreto (que é a mistura de cimento, areia e pedra) foi Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura brasileira
O cimento do tipo não hidráulico, como você já deve ter deduzido, não endurece na presença de água e necessita de um longo período para secar.

A bola da vez de hoje vem da primeira forma, mas o que é o cimento queimado?

O cimento queimado nada mais é do que um piso feito a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água. É uma massa essencialmente artesanal, sujeita a manchas e pequenas trincas, o charme e originalidade desse revestimento estão nessas pequenas imperfeições.

E por que é queimado?

Se você está pensando que tem que usar maçarico ou algo do tipo, você está fazendo isso errado.

“Queimar” o cimento é o nome dado ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia, ainda mole e úmida (que falamos no parágrafo aqui de cima); então, a superfície deve ser desempenada (ficar mais lisa) com uma desempenadeira (aquela pá do pedreiro), espalhando o pó de cimento sobre a argamassa e deixando o conjunto bem liso.

Achei dois vídeos que mostram esse processo:

O primeiro passo – jogando o pó de cimento na argamassa

O segundo passo – desempenando com a desempenadeira

Atenção, esse post não é um Faça Você Mesmo! Rs

Um detalhe muito importante do cimento queimado é a sua aplicação. Não tente fazer sozinho, é necessário um profissional com experiência neste acabamento, qualquer erro na receita da massa ou qualquer desnível na base podem comprometer o resultado final.

“A aplicação, apesar de simples, não deve ser feita por quem não tem experiência, pois não se trata de uma simples pintura. Requer experiência no trabalho da massa e na sua forma de aplicação, no uso da desempenadeira, no tempo de preparo de cada camada e, além disso, muito preparo físico, pois como é aplicado manualmente requer esforço e capricho”, afirma a arquiteta Manoela Abrahão.

Um aspecto bem marcante do cimento queimado é essa cara de artesanal. Algumas pessoas gostam do acabamento, mas acham que as manchas e as trincas (que dão essa marca a ele) não são necessárias.

Pensando nisso, criaram o tecnocimento, o que nada mais é que um cimento queimado com uma cara mais “profissional”.

Os dois podem ser aplicados em: paredes, bancadas, pisos, pias, na maioria dos ambientes. Só temos que tomar cuidado com algumas coisas. Em contato com água, o cimento queimado fica muito escorregadio. Quer aplicar no banheiro? Revista a sua pia ou parede. Quer usar em alguma área externa? Mescle com algum outro acabamento menos liso, fica lindo e mais seguro.

Já falamos da história, do que é, como aplica, no que devemos nos atentar e aposto que vocês já tiveram um bilhão de ideias né?

Vejam, por ambiente, o cimento queimado de fato.

Sala






Sala de jantar
Siiim, temos cimento queimado colorido, acrescente pó de xadrez.




E para ficar mais claro, só usar o pó de cimento branco.

Escada

Cozinha










Quarto



Banheiro






Área Externa






Ficou comprido né gente? Mas tem como falar pouco sobre esse assunto?! Nem pensar!

Até amanhã! :)

Beijos

2 comentários:

  1. Em contato com a água, fica liso? Como evitar? Queria aplicar no quintal, semelhante ao que vejo em postos de combustível, mas fiquei com receio ao saber que fica liso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em postos geralmente é concreto polido e não cimento queimado

      Excluir